CI

Produção de milho avança nesta safra em Goiás

O milho, cuja produção registrou aumento de 20,4%, foi o destaque na safra 06/07


O milho, cuja produção registrou aumento de 20,4%, foi o destaque da safra agrícola 2006/07, em

Goiás, de acordo com os dados divulgados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção passou de 3 milhões de toneladas na safra 2005/06 para 3,7 milhões de toneladas, na safra 2006/07. No País, foi registrado crescimento de 18,9% sobre o ciclo 2005/06, para 50,6 milhões de toneladas. Isso por causa da febre do etanol nos Estados Unidos, onde houve aumento dos preços em decorrência da demanda por biocombustível.

Já a produção de soja, por causa da queda dos preços, principalmente na região Centro-Oeste, caiu 6,4%, de 6,5 milhões de toneladas para 6,1 milhões de toneladas. Ao contrário de Goiás, no Brasil, projeção da Conab aponta aumento de 5,5%, para 58 milhões de toneladas.

A produção de grãos de Goiás cresceu 2,2%, passando de 10,8 milhões de toneladas para 11,06 milhões de toneladas. O crescimento da safra acontece a despeito da redução de 5,7% na área plantada. O bom desempenho é resultado de fatores climáticos favoráveis e do expressivo aumento nos níveis de produtividade. O Estado é o quarto maior produtor de grãos do País, atrás do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

A Conab confirmou que a produção brasileira de grãos atingirá o recorde de 130,5 milhões de toneladas em 2006/07, aumento de 6,5% sobre as 122,5 milhões de toneladas produzidas no ciclo anterior. As boas condições climáticas e o aumento do uso de tecnologia foram dois fatores que puxaram o bom desempenho no ciclo. Este é praticamente o último levantamento da safra, já que 90% da área plantada no período já foi colhida.

Cana:

A firme demanda por biocombustíveis começa a alterar o cenário agrícola brasileiro. A exemplo do que vem acontecendo em São Paulo, a cana-de-açúcar agora avança sobre áreas produtoras de milho, soja e até trigo. Ontem, pela primeira vez, o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, reconheceu que a cana-de-açúcar está tomando espaço do milho e da soja nos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais.

É a primeira vez que um técnico do governo reconhece a pressão exercida pela expansão da cana para áreas produtoras de grãos. O alerta foi feito ontem durante a divulgação do 10º levantamento da safra 2006/07. A entrada da cana de forma mais efetiva no Centro-Oeste poderá voltar a gerar nova pressão na região da Amazônia Legal, novas áreas agrícolas ou áreas de pastagens.

“É uma questão importante, que nós da Conab vamos acompanhar. Efetivamente, a cana está tomando área de milho e da soja no País”, disse. Porto considera que o zoneamento agrícola é fundamental para que se tenha um planejamento efetivo da ocupação do espaço agrário no Brasil.

No caso do trigo, Porto destacou uma redução do plantio do cereal no Paraná, maior produtor nacional, por causa da substituição de parte da área por milho, que também tem preços mais vantajosos, e também pela cana. “Ou seja, já existe uma concorrência efetiva, neste caso negativa, em relação ao milho no Paraná, onde a cana está absorvendo parte desta área. É muito preocupante em relação a um produto da agroenergia avançando sobre um produto tão importante na alimentação brasileira”, explica.

Os dados do último levantamento da Conab para a cana-de-açúcar, divulgado em maio, apontam a expansão da cultura na comparação da atual safra ante 2006/07: em Minas Gerais houve aumento de 16,8% na área plantada; no Mato Grosso do Sul, houve acréscimo de 18%; em Goiás, 19%, e no Paraná cresceu 25%. O próximo levantamento deve sair em outubro, meados da safra no Centro-Sul, que se encerra em novembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.