CI

Produção de milho em 2003 cresceu 34% em comparação com ano anterior


O milho apresentou aumento de 34% na produção em 2003, atingindo 48,3 milhões de toneladas e afastando o risco de desabastecimento que vinha ocorrendo nos últimos anos. Para a soja, primeiro lugar no ranking da produção agrícola desde 2002, a produção registrou alta de 23%, alcançando 51,9 milhões de toneladas e 13% de expansão na área plantada.

Esses dados se destacam na pesquisa sobre Produção Agrícola Municipal de 2003 do IBGE divulgada nesta quinta-feira (25-11), que traz resultados das lavouras temporárias e permanentes, por produto agrícola, segundo as grandes regiões e as Unidades da Federação. O CD-ROM que acompanha a publicação traz ainda tabelas por mesorregiões, microrregiões geográficas e municípios, com informações sobre área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção.

O principal motivo para o crescimento do milho foi a segunda safra, que aumentou em área plantada e obteve excelente produtividade com a boa distribuição das chuvas. A área plantada, em todo o ano, atingiu 13,3 milhões de hectares. Quase a metade das 48,3 milhões de toneladas de grãos produzidos está na região Sul (24,1 milhões de toneladas), sendo o Estado do Paraná o principal produtor, responsável por cerca de 27% da produção nacional. Entre os municípios, Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, se destaca como principal produtor, superando Jataí em Goiás, que ficou em segundo lugar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.