CI

Produção de milho na Ucrânia cairá após ano recorde

Produção de farinha também vem diminuindo


A produção da Ucrânia em 2019/2020 deverá cair em 20%, para 28,3 milhões de toneladas, depois de colher uma safra recorde de milho em 2018/2019 de 35,8 milhões de toneladas. Segundo um relatório da Rede Global de Informações sobre Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a área plantada será semelhante à do ano anterior, mas espera-se que os rendimentos voltem a cair na média. 

"O milho continua a ser uma cultura popular para os agricultores ucranianos, uma vez que se adapta bem às rotações de culturas existentes, ao mesmo tempo que oferece elevados rendimentos à custa de custos de produção mais elevados em comparação com outras culturas de grãos", afirmou o USDA. 

Nesse cenário, cerca de dois terços do milho são usados para fins de ração. "As tendências (ascendentes) na produção de alimentos compostos são altamente correlacionadas à demanda de alimentos provenientes de grandes produtores industriais de produtos de origem animal", completa o texto. 

Segundo o relatório, nos últimos anos, o consumo de produtos à base de trigo, como o pão, diminuiu, consistente com o declínio e a perda do território ucraniano. Produto esse que é a principal causa da diminuição do uso do trigo no país. 

"Além disso, os consumidores de renda média estão deixando de comprar os tipos 'sociais' de pão em favor de produtos de padaria premium e pão caseiro. Enquanto grandes empresas estatais de panificação reduziram as quantidades de produção, vários produtores privados de pães de especialidades abriram pequenas lojas e estão fornecendo mercearias em cidades maiores”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.