Agronegócio

Produção de mini-hortaliças ganha espaço entre agricultores brasileiros

O Dia de Campo na TV vai falar sobre a produção de mini-hortaliças, que estão em evidência e vêm ganhando espaço entre produtores e consumidores de todo o Brasil.
Por:
343 acessos

O Dia de Campo na TV vai falar sobre a produção de mini-hortaliças, que estão em evidência e vêm ganhando espaço entre produtores e consumidores de todo o Brasil. O tamanho reduzido das mini-hortaliças pode ser resultado de uma semente com genética miniaturizada, que são importadas, ou do processamento do produto. Alguns ajustes no sistema de produção também interferem no tamanho da hortaliça como a colheita antecipada ou o plantio adensado.

Com crescimento estimado entre quinze e vinte por cento ao ano, o mercado de mini-hortaliças ainda tem muito espaço para crescer. Embora os mini-tomates sejam o grande destaque desse nicho de mercado, outros produtos como pequenas abóboras e berinjelas, ou pequenas folhas de alface e rúcula, também despontam em virtude do grande potencial para culinária.

Para aprimorar o sistema produtivo de mini-hortaliças, pesquisadores e agricultores têm procurado trabalhar em parceria para definir os melhores ajustes no manejo para que as plantas produzam bem nas condições tropicais do Brasil. Esse novo segmento representa uma boa oportunidade para ampliação do cultivo de hortaliças, agregando valor a esses produtos. Consideradas um nicho interessante para o mercado brasileiro, as hortaliças em miniatura podem contribuir para o aumento do consumo de alimentos saudáveis ao combinar nutrição com um aspecto visual atrativo.

O Dia de Campo na TV "Produção de mini-hortaliças" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Hortaliças, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa (horário de Brasília):
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir das 19h30

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink