CI

Produção de oleaginosas da Índia vai crescer

O aumento na produção de oleaginosas está ligado as condições climáticas favoráveis


Um relatório divulgado pelo Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica que a produção de oleaginosas da Índia deve crescer 10% na temporada 2018/19, chegando a 38,8 milhões de toneladas. Os dados incluem produtos agrícolas como mostarda, amendoim, semente de girassol e algodão, que devem ocupar um área de 38,4 milhões de hectares. 

O aumento na produção está ligada as condições climáticas favoráveis e ao crescimento das condições de oferta de sementes oleaginosas para a safra 2018/19. De acordo com o relatório, a previsão é de que, se forem mantidas condições normais de mercado e os preços competitivos, as expotações indianas de óleo vegetal devem chegar a 2,9 milhões de toneladas, um leve aumento se comparado as exportações relacionadas a safra anterior, quando os valores chegaram a 2,1 milhões de toneladas. 

O USDA também indicou que há uma forte demanda interna por óleos vegetais. O relatório mostra que, se por um lado a produção de óleo local é vista subindo para 7,5 milhões de toneladas, pelo outro ainda existe uma lacuna que deverá ser preenchida através de importações, que devem passar de 16,3 milhões de tonelas para 17,4 milhões de toneladas nessa temporada. "O crescimento do consumo está sendo impulsionado por uma forte demanda de compradores em massa, como operadores de empresas de alimentos, famílias e uma geração de consumidores mais jovens e com mais renda disponível", justifica o relatório. 

Para tentar suprir essa alta demanda e fortalecer a economia rural do país, o governo indiano já está definindo uma série de medidas que visam aumentar a produção de sementes oleaginosas. Dentre elas se destacam as tarifas impostas a vários produtos importados, anuncios de apólices para estimular a melhora de preços e o aumento do cultivo de oleaginosas, além também do investimento em programas governais que incentivam o aumento da produtividade agricola.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.