Produção de ovos aumenta 8% e Guatapará/SP segue líder

Agronegócio

Produção de ovos aumenta 8% e Guatapará/SP segue líder

57,7 milhões de dúzias de ovos foram produzidos na região em 2009
Por:
2682 acessos

Ribeirão Preto (SP) - Um total de 57,7 milhões de dúzias de ovos foram produzidos na região em 2009, um crescimento de 8,1%, acima das altas registradas no Estado de SP e no país, de 2,5% e 4,2%, respectivamente.

Guatapará segue como a principal produtora de ovos na região, segundo o IBGE, com 21 milhões de dúzias em 2009. O número é quase quatro vezes superior ao do segundo colocado, Ribeirão Bonito, onde a produção foi de 5,3 milhões.

Apesar do domínio na produção regional de ovos, Guatapará registrou decréscimo no número de galinhas no ano passado: um milhão de aves, cerca de 10% a menos que as 1,109 milhão que existiam em 2008.

Segundo o gerente da unidade padronizadora de ovos da Coag (Cooperativa Agrícola de Guatapará), Luiz Sinhorelli, a situação atual não é das melhores para os produtores do setor, especialmente pelo preço da ração utilizada como alimento das galinhas.

A Coag reúne dez produtores de ovos de Guatapará, que, juntos, produziram 7,2 milhões de dúzias em 2009.

Segundo ele, apesar do aumento do custo de produção, a produtividade deverá se manter a mesma neste ano. "Já para 2011 dependerá da lucratividade do setor."

Além de Guatapará e Ribeirão Bonito, a região tem como principais produtores São Carlos e Altinópolis, ambas acima da faixa de quatro milhões de dúzias por ano.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink