Produção de ovos no 1º trimestre aumentou 3,6%, diz IBGE

Agronegócio

Produção de ovos no 1º trimestre aumentou 3,6%, diz IBGE

O levantamento mostra uma produção da ordem de 580,305 milhões de dúzias, volume 3,6% superior aos 559,997 milhões de dúzias computados no mesmo período ano passado
Por:
168 acessos
O primeiro levantamento de 2009 do IBGE relativo à produção pecuária brasileira mostra, para os ovos, produção da ordem de 580,305 milhões de dúzias, volume 3,6% superior aos 559,997 milhões de dúzias computados no mesmo período ano passado.

Em relação ao quarto trimestre de 2009 (586,439 milhões de dúzias) registrou-se queda de pouco mais de 1% que, entretanto, é apenas nominal. Explicando, o primeiro trimestre do ano tem dois dias a menos que o quarto trimestre (um nos anos bissextos), o que faz sensível diferença na produção de ovos. E isso considerado, a produção do trimestre inicial de 2009 ficou, em termos reais, 1,15% acima da registrada no trimestre anterior, o último de 2008.

Notar que:

1 - O levantamento do IBGE não corresponde à produção total do País, pois as informações levantadas provêm de estabelecimentos com plantel de, no mínimo, 10 mil galinhas poedeiras. Assim, a produção efetiva brasileira é maior que a apontada.

2 – Por outro lado, no entanto, o número levantado abrange todos os tipos de ovos de galinhas produzidos, ou seja, incluem também os ovos férteis para a produção de matrizes e comerciais, de corte e de postura.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink