CI

Produção de pimenta chama atenção de produtores goianos

O Estado está despertando para o plantio da pimenta, principalmente em se tratando de uma cultura geradora de emprego e renda


Agricultores familiares, da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Noroeste de Goiânia – COOPPRUNOGO, do município de Orizona (GO), participam nesta sexta-feira (6), às 9 horas da manhã, de uma palestra sobre as novas tecnologia da cultura da pimenta em Goiás. O conferenciasta é o engenheiro agrônomo Alípio Magalhães de Oliveira da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás. O evento será na Fazenda Santa Rita daquele município.

Os produtores terão a oportunidade conhecer as novas informações sobre a cultura da pimenta nas áreas de planejamento do agronegócio da pimenta, clima e época de plantio, , as principais variedades, solo, calagem adubação, produção de mudas, plantio, tratos culturais, controle de pragas e doenças, colheita, comercialização, agregação de valores, custo de produção e rendimento.

O Estado de Goiás, está despertando para o plantio da pimenta, principalmente em se tratando de uma cultura geradora de emprego e renda. Por ser uma cultura que demanda de muita mão-de-obra, principalmente por ocasião da colheita, (uma pessoa colhe de 8 a 10 kg de pimenta malagueta por dia), torna-se uma lavoura característica do agricultor familiar. Os municípios de Abadiânia, Petrolina, Anápolis, Bela Vista e São Francisco estão como os maiores produtores de pimenta das diversas variedades. As principais variedades de pimentas plantadas no Estado são: malagueta, bode, cumari, godê e a pimenta de cheiro.

Em 2007, foram comercializados na CEASA de Goiás, mais de 200 toneladas de pimentas das diversas variedades, produzidas nos diversos municípios do Estado. As informações são da assessoria de imprensa da Seagro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.