CI

Produção de sementes e mudas recebe auxílio para legalização no PA

Para orientar produtores e viabilizar o crescimento da produção no Pará, o Ideflor, Sema e Adepará desenvolvem um trabalho conjunto em parceria com os produtores de municípios do oeste paraense


A partir do próximo ano, a produção de sementes e mudas nativas deverá ser, obrigatoriamente, legalizada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para orientar produtores e viabilizar o crescimento da produção no Pará, o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) desenvolvem um trabalho conjunto em parceria com os produtores de municípios do oeste paraense.

Após a efetuação do cadastro junto ao governo federal, os produtores receberão o “termo de conformidade”, um documento que atesta que a coleta de sementes e a produção das mudas foi feita de acordo com exigências técnicas do Mapa. “A legalização de viveiros de mudas e da coleta de sementes também agrega valor ao produto, na medida em que o comprador terá certeza de estar adquirindo produção desenvolvida de maneira sustentável”, afirma Israel Oliveira, técnico em gestão florestal do Ideflor em Altamira.

Para que produtores tenham acesso a informações sobre como proceder a legalização de sua produção, um seminário deve ser realizado ainda este ano, esclarecendo dúvidas dos interessados. “Não estamos fazendo um trabalho punitivo, de fiscalização, mas sim informativo, por meio de visitas técnicas junto aos produtores. Já auxiliamos na legalização de viveiros de mudas de municípios como Pacajá e Altamira. A proposta é expandir o trabalho primeiramente para outros municípios da região do Xingu e, em seguida, para o restante do Estado”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.