CI

Produção de soja da Argentina revisada para baixo

Assim, com a oferta em declínio, a Argentina deverá exportar apenas 3 milhões de toneladas


Foto: Pixabay

A produção de soja projetada da Argentina no ano-safra de 2021-22 foi revisada para 41 milhões de toneladas como resultado do tempo seco, de acordo com um relatório da Rede Global de Informações Agrícolas do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA (FAS). A FAS previu anteriormente a safra deste ano em 45 milhões de toneladas. Se realizada, seria a menor safra de soja do país desde 2017-18, quando 37,8 milhões de toneladas foram colhidas.  

“Apesar das chuvas de janeiro que evitaram maiores perdas, as altas temperaturas e a seca em dezembro e no início de janeiro causaram danos consideráveis nas principais áreas de cultivo e esgotaram as reservas de umidade do solo”, disse a FAS.

Ele observou que uma seca severa que afeta a safra de soja no vizinho Paraguai deve limitar as importações argentinas a 2,2 milhões de toneladas em 2021-22, menos da metade do total do ano passado.

Assim, com a oferta em declínio, a Argentina deverá exportar apenas 3 milhões de toneladas de soja em 2021-22, abaixo da estimativa anterior de 3,7 milhões de toneladas, e bem abaixo da linha de tendência de 10 anos. Se a previsão da FAS estiver correta, a Argentina ainda seria o terceiro maior produtor mundial de soja e o quinto em exportações.

Nesse contexto, um levantamento semanal divulgado pelo Ministério da Agroindústria da Argentina indicou que a semeadura de soja da safra 2021/22 estava em 99,8% da área cultivada de 16,256 milhões de hectares até a semana passada. No mesmo período do ano passado, a semeadura atingia 100% dos 16,650 milhões de hectares cultivados na temporada 2020/21.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.