Produção de soja deve chegar a 123 milhões de toneladas

RELATÓRIO

Produção de soja deve chegar a 123 milhões de toneladas

As exportações brasileiras de soja devem seguir aquecidas ao longo de 2019
Por: -Leonardo Gottems
304 acessos

A produção brasileira de soja deve alcançar 123 milhões de toneladas na safra 2018/2019, o que representa um crescimento de 2,5% em relação ao que foi observado no ciclo 2017/2018. De acordo com o que foi informado no relatório de estimativas para o agronegócio brasileiro, do Rabobank, a guerra comercial travada entre a China e os Estados Unidos acabou influenciando a produção brasileira. 

“No Brasil, se mantida a disputa comercial entre China e EUA, a perspectiva é que os prêmios de exportação sigam fortalecidos ajudando a dar suporte às cotações da soja no mercado interno. Se por um lado isso tende a ter um efeito positivo no preço recebido pelo produtor, o mesmo não deve ser válido para a indústria local, que deve observar a matéria-prima mais valorizada em comparação aos produtos gerados, farelo e óleo de soja”, diz o texto do Rabobank. 

Nesse cenário, o relatório indicou também que os analistas esperam que as margens de esmagamentos pressionadas no Brasil ao longo de 2019.  Além disso, o Rabobank estima que o consumo doméstico de soja pela indústria no país deve retrair de 43,6 milhões de toneladas na safra 2017/18 para 42,5 milhões de toneladas no ciclo 2018/19. 

“Por outro lado, as exportações brasileiras de soja devem seguir aquecidas ao longo de 2019. Se confirmada a estimativa de produção e no caso de manutenção da disputa comercial entre EUA e China, o volume exportado pelo Brasil seguirá fortalecido e deverá seguir próximo de 80 milhões de toneladas em 2019”, conclui o banco em seu relatório anual de estimativas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink