Produção de tilápia avança e já é 60% do total
CI
Imagem: Marcel Oliveira
PISCICULTURA

Produção de tilápia avança e já é 60% do total

No total a piscicultura, no ano passado. produziu 529,6 mil toneladas
Por: -Eliza Maliszewski

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM 2019), divulgada  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou o avanço da piscicultura no ano passado. O crescimento foi de 1,7%, com 529,6 mil toneladas.

A Região Sul, com um aumento de 4,8%, seguiu na liderança regional, respondendo por 32,9% do volume total desse segmento. As Regiões Norte e Nordeste registraram quedas, enquanto a Sudeste se manteve estável, resultando em participações de, respectivamente, 18,4%, 18,3% e 17,4%. O maior produtor nacional é o Paraná, com 23% do total e também tem o principal município produtor que é  Nova Aurora, no oeste paranaense, responsável por 13,7% do volume da piscicultura do estado.

Entre as espécies a liderança é da tilápia. O crescimento em 2019 foi de 3,5%, somando 323,7 mil toneladas. Com isso o peixe já atinge 61,1% da quantidade total de peixes produzida no Brasil. Sul e Sudeste responderam por 72,5% do total produzido. No Paraná a tilápia responde por 95,2% , com 120,5 mil toneladas.

Em segundo lugar aparece a espécie nativa tambaqui, com 101,1 mil toneladas. A espécie corresponde a 19,1% do total da piscicultura brasileira, destacando-se a Região Norte, com 72,4% do volume nacional. Em seguida, vieram os peixes tambacu e tambatinga, com 40,1 mil toneladas, seguidos da carpa, pacu, patinga e pintado.

O camarão criado em cativeiro produziu 54,3 mil toneladas no ano passado, com alta de 18,8% sobre o ano anterior. A carcinicultura é liderada pela Região Nordeste que reúne 99,6% do volume. Rio Grande do Norte e Ceará foram os destaques, com participações de 38,2% e 30,8% do volume total, respectivamente. Pendências (RN) foi o principal município produtor.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink