CI

Produção de trigo deve ter incremento de 30% na região de Ponta Grossa/PR

Clima com chuva e sol favoreceu a cultura


Nos meses de agosto e setembro houve um período de estiagem, com o registro de pequenas perdas, mas logo após o clima se configurou com chuva e sol, o que favoreceu a cultura
 
Diferentemente do ocorrido na safra 2008/09, a safra de trigo na região dos Campos Gerais foi uma das melhores em termos de resultado, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As estimativas apontam que a produtividade média deve ficar entre 3,4 mil a 3,6 mil quilos por hectare, com uma produção de até 430 mil toneladas. Os bons resultados seriam reflexo das condições climáticas e da não incidência de doenças.

Para o engenheiro agrônomo do Deral, José Roberto Tosato, além das condições climáticas, os produtores utilizaram boas sementes, respeitaram os períodos de zoneamento e fizeram as adubações corretamente. “Nos meses de agosto e setembro houve um período de estiagem, com o registro de pequenas perdas, mas logo após o clima se configurou com chuva e sol, o que favoreceu a cultura”, explica. Conforme o Deral, além da excelente média de produtividade neste ciclo, o trigo colhido tem ótima qualidade, com PH entre 78 a 82, quando o básico é de 78.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.