CI

Produção de trigo será menor este ano no País

Está prevista uma safra de 5.4 milhões de toneladas, 7,7% menor do que a anterior


A produção de trigo no País deve ser menor na safra 2011/2012 que já começou a ser semeada no Brasil. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional do trigo nesta safra será menor do que a anterior, dada a baixa rentabilidade que a cultura tem gerado nos últimos anos, e a problemas climáticos. Um fato que poderia mudar o andamento dessa safra era a nova regra de qualidade mínima do grão, entretanto depois de muitos pedidos dos produtores a entrada da normativa só deve acontecer no próximo ano.


Na safra 2011/2012 está prevista uma safra de trigo de 5.4 milhões de toneladas, 7,7% menor do que foi colhido na safra anterior. A área cultivada deve alcançar 2.057,3 mil hectares, 4,3% menor que a área cultivada na safra 2010/2011, que foi de 2.149,8 mil hectares. A medida de adiar a nova regra de qualidade do trigo foi muito criticada pelos moinhos do País, que esperavam compor seus estoques com o trigo nacional. "Essa situação vem sendo protelada há muitos anos já. E após muitas tentativas o governo, na hora de implementar a nova norma, adiou novamente. E com isso todos perdem, principalmente o consumidor que pagará mais caro por isso", comentou ao DCI, Lawrence Pih, presidente do Moinho Pacífico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.