Produção de Uva Orgânica atrai produtores a Dia de Campo em Horizontina

Agronegócio

Produção de Uva Orgânica atrai produtores a Dia de Campo em Horizontina

Na abertura do evento, recebeu destaque a comemoração dos 50 anos da Emater/RS-Ascar em Horizontina
Por:
349 acessos

Na abertura do evento, recebeu destaque a comemoração dos 50 anos da Emater/RS-Ascar em Horizontina

Produtores vindos de Cerro Largo, Tuparendi, Porto Mauá, Santa Rosa, Boa Vista do Buricá, Alegria, Nova Candelária e do município anfitrião, Horizontina, tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir formas de produção e manejo de Uva Orgânica, em Dia de Campo promovido nesta terça-feira (13/12) em Horizontina. Os participantes foram recepcionados na propriedade de Luciano Hickmann, coordenador do grupo de produtores orgânicos Organovida, na localidade de Lajeado Guilherme. 

Na abertura do evento recebeu destaque a comemoração dos 50 anos da Emater/RS-Ascar em Horizontina, cujo Escritório Municipal foi inaugurado em 22 de dezembro de 1966. Ao longo deste período destacaram-se ações como a Operação Tatú, que teve a recuperação dos solos como alavanca de desenvolvimento rural, aumentando significativamente a produtividade das culturas desenvolvidas e avanços na divulgação de tecnologias ao longo dos anos em relação ao uso e manejo do solo e da água. 

Outras ações também marcaram época como as atividades com os Clubes 4S (Saber, Sentir, Saúde e Servir), com os Clubes do Lar, o Plano Estadual de Extensão Rural "Projetão" com a interiorização de técnicos, trabalhos em microbacias, plantio direto na palha, estímulo ao associativismo e cooperativismo, assistência à bovinocultura de leite, a agroindústrias e à olericultura, buscando contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais e do município como um todo. 

Na sequência, a família Hickmann reiterou a importância da produção para autoconsumo, sendo que além da uva, mantém uma diversidade de alimentos para seu próprio consumo. No levantamento apresentado foi possível observar que a família economiza em média R$ 1.500 por ano com a produção própria de alimentos.

Em relação ao assunto central do evento, a produção de Uva Orgânica, os participantes puderam acompanhar estações sobre manejo ecológico do solo, conduzida pela engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar Cecília Bernardi, certificação orgânica participativa, com explanações do engenheiro agrônomo coordenador do núcleo missões da rede ecovida, André Rocha de Camargo, manejo ecológico de insetos e tratamentos fitossanitários em uva orgânica, temática abordada pelo assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, na área de fruticultura, Antônio Conte. Durante o evento foi destacado também o suporte do financiamento no Pronaf Agroecologia, sendo que a família está adquirindo cobertura anti-pássaro para o parreiral.

Entre as lideranças presentes no evento, estiveram também o assistente técnico regional, na área de produção vegetal, Gilmar Vione, a supervisora microrregional Ancila Altmann, o prefeito Nildo Hickman, o gerente da Cresol de Humaitá Silvano André Klassen, o gerente do Banco do Brasil Moisés Arial de Souza e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Elcio Mohr. O evento foi resultado de uma ação conjunta da Emater/RS-Ascar - com envolvimento direto da equipe municipal de Horizontina - Prefeitura de Horizontina, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Horizontina e Doutor Maurício Cardoso, Cresol, Arede, Rede Ecovida de Agroecologia e Cooperagro Familiar. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink