CI

Produção e venda de máquinas tem queda

As vendas internas apresentaram leve recuo de 2,7% em agosto


Foto: Pixabay

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou nesta sexta-feira (4) os números referentes ao setor, que inclui máquinas agrícolas e rodoviárias. No levantamento este foi o segmento menos prejudicado na pandemia graças ao bom desempenho do agronegócio brasileiro.

As vendas internas apresentaram leve recuo de 2,7% em agosto, mas no acumulado do ano elas atingiram 28,5 mil unidades, 1,8% a mais que o mesmo período de 2019.  Em relação a agosto do ano passado foi registrada alta de 4,8%. O mês fechou com 4,2 mil unidades comercializadas.

Por outro lado, a queda acumulada de 33,9% nas exportações prejudicou a produção, que encolheu 21,5% nos oito primeiros meses deste ano. Em agosto queda de 0,1%, com US$ 667,7.

A produção no mês teve queda considerável de 15% em relação a julho e de 22,1% em relação a agosto do ano passado. Foram produzidas 4,4 unidades. “Isso não acende uma luz amarela porque o agronegócio é forte e está ávido pelo consumo. Empresas tiveram problemas com fornecedores e algumas unidades trabalham com menos capacidade devido a pandemia”, destaca o vice-presidente da Anfavea, Alexandre Bernardes.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.