CI

Produção mineira de grãos deve aumentar 27%

A produção de milho estimada é de 6,1 milhões de toneladas


Estimativa é de superação da barreira de 10 milhões de toneladas

BELO HORIZONTE– Minas Gerais deve superar, mais uma vez, a produção de 10 milhões de toneladas de grãos, segundo os dados do terceiro levantamento de safras divulgados nesta quinta-feira (09) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com análise da Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, essa barreira foi superada também nos anos de 2005 e 2009, quando a produção alcançou igualmente 10,4 milhões de toneladas.

Para 2010/2011, a estimativa, em Minas, é de uma produção de grãos 27,0% maior do que a anterior. Segundo o superintendente João Ricardo Albanez, a participação do Estado na safra brasileira deve ser da ordem de 7,0%.

No caso do milho, a produção estimada do Estado é da ordem de 6,1 milhões de toneladas, volume que representa aumento de 1,0% em relação ao registrado na safra 2009/2010. Albanez explica que “a área plantada desse cereal, da ordem de 1,2 milhão de hectares, teve uma pequena redução na comparação com a do período anterior, porque ainda se observa a migração de parte dos produtores de milho para a soja”.

Por isso, a produção estimada de soja nas lavouras mineiras alcança 3,0 milhões de toneladas, volume 6,3% maior que o da safra 2009/2010. De acordo com o superintendente, enquanto o cultivo da soja tem expansão no Estado, houve uma pequena retração na safra nacional da oleaginosa, com a produção estimada de 68,5 milhões de toneladas.

Albanez ainda observa que a migração dos produtores para a soja, em razão das boas perspectivas de cotação no mercado internacional, fortalece a intenção de aumentar os plantios. A Conab prevê um aumento da produtividade dessa oleaginosa em 5,5%, resultado da combinação de boas condições climáticas e tecnologia. “Já no caso do milho, o aumento de produtividade previsto é de 2,2%”, assinala. Ao contrário de Minas Gerais, que tem a perspectiva de crescimento da safra estimada de milho, o Brasil apresenta previsão de queda de 6,1% da produção.

No cenário da safra mineira 2010/2011, o feijão apresenta estimativa de uma produção da ordem de 632,6 mil toneladas, ou crescimento de 1,3% em relação à safra anterior. A área plantada de feijão em Minas alcança 424,9 mil hectares, que também representam crescimento de 1,3% em relação à safra anterior.

Para ao amendoim, a estimativa de produção em Minas é de 9,6 mil toneladas, um pequeno avanço em relação ao período anterior.

Já no segmento do algodão em caroço, o destaque é para a área plantada, que cresceu 70,0%. A produção cresceu 73,3%, alcançando 96,7 mil toneladas. Esses destaques, de acordo com Albanez devem ser atribuídos à melhoria de preços da pluma de algodão no mercado internacional, com reflexos no Brasil, em função da redução dos estoques e aumento da demanda. Ele acrescenta que a perspectiva é muito boa para o segmento e a próxima safra ainda continuará favorável. “O volume que se colherá nesta safra estará muito próximo da demanda, o que deve estimular os produtores a expandir os cultivos para a safra 2001/2012”, finaliza.

As informações são da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.