Produção nacional de café beneficiado supera 48 milhões de t

Agronegócio

Produção nacional de café beneficiado supera 48 milhões de t

O crescimento de 21,9% se deu mesmo com redução da área em produção
Por:
265 acessos

A produção de café beneficiado no Brasil safra 2009/2010 totaliza 48,1 milhões de sacas, aumento de 21,9% sobre o ano agrícola anterior, segundo o quarto e último levantamento da safra, divulgado no dia 14 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília.

O crescimento se deu mesmo com redução da área em produção, tendo como aliados a bienalidade positiva, que intercala um ciclo alto e outro baixo, e o clima favorável.

O café tipo arábica, que detém 76,6% da produção total, foi projetado para 36,8 milhões de sacas, 27,2% a mais. Já o conilon, ou robusta, que representa 23,4% da produção brasileira, terá 11,3 milhões de sacas. Minas Gerais lidera a produção nacional com 52,3%, sendo 99% do tipo arábica. O Espírito Santo produz 21,3% de café conilon.

A área de café em produção diminuiu 16.300 hectares, queda de 0,8%, ficando em 2,08 milhões de hectares. A área plantada está com 90,7% em produção e o restante permanece em formação, ou seja, ainda não entraram no ciclo produtivo.

A pesquisa da Conab foi realizada no período de oito de novembro a três de dezembro, com instituições parceiras, nos principais estados produtores, como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink