CI

Produtividade da soja causa euforia no Rio Grande do Sul


Rendimento médio das lavouras de soja da região missioneira é o melhor dos últimos 32 anos.

O clima é de euforia entre os produtores de soja das Missões que estão colhendo neste ano uma safra considerada histórica, sendo a melhor dos últimos 32 anos. O tempo bom dos últimos dias, com pouca chuva, está fazendo com que os agricultores intensifiquem a colheita da safra de grãos de verão, principalmente da soja. O movimento no feriadão da Semana Santa e Tiradentes foi de muito trabalho nas lavouras. Nos 14 municípios de abrangência da Cooperativa Triticola Regional Santo Ângelo (Cotrisa), 70% dos 243 mil hectares com soja já foram colhidos.

O vice-presidente da Cotrisa agrônomo Amando Dalla Rosa confirma como histórica a colheita deste ano, onde a produtividade média está alcançando 40 sacos/ha. 'A última boa colheita de soja nas Missões foi na safra 2000/01 quando a média chegou a 34 sacos.' Já em 2002, devido a estiagem a produtividade ficou em 21,4 sacos. O agrônomo enfatiza que além da média de 2.400 quilos por hectare existem produtores colhendo acima de 3.300 quilos.

A colheita na região deve ser concluída até dez de maio. Entre os fatores que estão contribuindo para essa boa safra Dalla Rosa, destaca desde a mudança cultural do preparo convencional que ia da aração da terra a queima da palha, passando agora pelo sistema de plantio direto, culminando neste ano com a presença pródiga do clima.

O técnico lembra que a natureza foi a grande aliada do produtor desde a semeadura, desenvolvimento e produção finalizando com a colheita da safra das Missões, onde houve a mescla da chuva e do sol nos momentos considerados ideais para a cultura. O dirigente da Cotrisa diz que a boa safra está provocando até mesmo um efeito social contrário ao êxodo rural. Nas décadas de 80 e 90 o cenário era de troca do campo pela cidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.