CI

Produtividade da soja no RS não passa de 20 sacas por hectare

Os produtores de soja do Rio Grande do Sul começam a intensificar as retiradas do produto nas lavouras viáveis


Os produtores de soja do Rio Grande do Sul começam a intensificar as retiradas do produto nas lavouras viáveis. Segundo levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta sexta-feira (08-04), o índice atingido é de 28% com rendimentos que vão de 10 a 20 sacos por hectare (600 kg e 1.200 kg).

A colheita do milho evoluiu apenas cinco pontos percentuais em relação à semana passada, alcançando os atuais 57% da área total. Segundo as médias apuradas em anos anteriores, o estado deveria ter nesta época, ainda, cerca de 5% em floração, 21% em enchimento de grãos e aproximadamente 27% em condições de serem colhidos.

Ocorre que, por problemas causados pela estiagem, a safra atual se encontra totalmente desuniforme em relação as suas fases de desenvolvimento. Restam poucas lavouras viáveis para serem colhidas, localizadas principalmente em pequenas propriedades. Estima-se que praticamente a totalidade dos 2,03 milhões de toneladas esperada para esse ano já tenha sido colhida e armazenada. As demais áreas, referentes aos outros percentuais (floração, enchimento de grãos e maduros), foram abandonados ou transformados em alimentação para os animais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.