CI

Produtividade das uvas deve ser superior à safra 2020

Condições ocorridas na Serra Gaúcha durante o inverno e na primavera favoreceram o potencial de produção


Foto: Eliza Maliszewski

As condições meteorológicas experimentadas na Serra Gaúcha durante o inverno, a primavera e o início do verão indicam que a safra 2021 deverá ter produtividade maior e qualidade similar ou superior à experimentada na safra de 2020, dependendo do grupo de cultivar, se precoce, intermediária ou tardia.

De acordo com a avaliação de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), publicada no Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha Edição Janeiro 2021, o documento apresenta uma avaliação das condições meteorológicas ocorridas de outubro a dezembro de 2020 na região da Serra Gaúcha, além do prognóstico climático para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2021, associado a recomendações fitotécnicas para vinhedos.

No ciclo vitícola 2020/2021, as condições meteorológicas ocorridas na Serra Gaúcha durante o inverno e na primavera favoreceram o potencial de produção de uvas na região. “A primavera 2020 foi caracterizada por temperaturas do ar acima da média e chuva abaixo da média, especialmente no mês de outubro, quando foram registrados apenas 45 mm na estação meteorológica de Veranópolis, valor correspondente a apenas 26% da média histórica. A configuração dos padrões de ocorrência do fenômeno La Niña pode ser considerada o principal fator associado aos baixos volumes de chuva registrados na primavera”, pontua a pesquisadora Amanda Junges, da SEAPDR.

A região vitícola apresenta muita variabilidade espacial entre parreirais, quanto à posição no relevo e profundidade de solo. “Então há variações nas condições edafoclimáticas, incluindo o potencial de armazenamento de água no solo, e, consequentemente, nas respostas das plantas”, explica o pesquisador Henrique Pessoa dos Santos, da Embrapa Uva e Vinho. C

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.