CI

Produtividade do Centro-Norte se compara à do Centro-Oeste

Produtores esperam alcançar os rendimentos do Mato Grosso, maior produtor nacional de soja


Com a ajuda do clima e da alta tecnologia, os produtores do Centro-Norte do Brasil esperam alcançar os rendimentos do Mato Grosso, maior produtor nacional de soja. Para Glaucir Pauleto, gerente de produção e agrônomo da Ceagro, isso já ocorreu. “Nossa meta, de 51 scs/ha (ou 3,060 mil quilos por hectare) está sendo atingida nas primeiras áreas colhidas deste ano”, revela.


Produtor e presidente do Sindicato Rural de Balsas (Sindibalsas), Ivan Mota Barbosa também está otimista com os rendimentos alcançados nesta colheita. Ele acredita que a produtividade média da soja no município, que é o maior produtor estadual, dificilmente ficará abaixo dos 3 mil quilos por hectare. Além da competitividade comprovada dentro das porteiras das fazendas, a região maranhense tem vantagem logística sobre Mato Grosso, por estar a 750 quilômetros do Porto de Itaqui, em São Luís.

Tocantins

No estado mais jovem do Brasil, a safra 2010/11 também está para lá de positiva. O agricultor Márcio Donizete, de Pedro Afonso, confirma a tendência de altos rendimentos na soja. Neste ciclo, ele pretende colher 180 quilos por hectare a mais (três sacas) do que no ano anterior. “Minha média desse ano está em 3,2 mil quilos por hectare”, diz animado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.