CI

Produtividade do rebanho pode ser potencializada com auxílio de cães pastores

“Projeto Cão Pastor” será uma das atrações do Showtec 2017


O cão pastor é uma ferramenta de trabalho que auxilia o produtor a diminuir gastos com animais, além de ajudar a aumentar a produtividade do rebanho. Cães da raça Border Collie, por exemplo, são úteis em práticas de manejo na pastagem ou até mesmo no curral de propriedades rurais. E quem visitar o Showtec 2017 entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2017 poderá conhecer de perto esse trabalho por meio do projeto Cão Pastor, que realizará apresentações de pastoreio de ovelhas durante o período de realização da feira.

Criado há cerca de dois anos dentro da Uniderp, o projeto treina cães para o pastoreio. A iniciativa possibilita aprendizado aos alunos, que passaram a ter contato com o dia a dia do canil, do rebanho de ovinos. Atualmente, 20 acadêmicos participam do projeto, que possibilita, também, conhecimento sobre a parte clínica e reprodutiva dos animais.

O coordenador do projeto e médico veterinário, Marcelo Monteiro, explica que o cão é peça fundamental para diminuir gastos com animais. “O cão vai fazer todo esse trabalho de unir os animais dentro do cercado e trazer até quem o está conduzindo. Isso reduz tempo de trabalho”, comenta.

Trabalhos científicos relatam que as raças de pastoreio ajudam a reduzir os índices de estresse dos animais. “Com o passar do tempo, o animal se acostuma com o cão, e isso consequentemente aumenta a produção de carne, leite, etc. Os cães podem pastorear gado, ovelhas, patos, galinhas, entre outros animais”, destaca o médico veterinário. Um cachorro de pastoreio pode conduzir de 300 a 400 cabeças de ovinos e, em bovinos, o número gira em torno de 100.

Durante a feira, a apresentação será feita com ovinos, com demonstração de como é feito o treinamento com os cães e como é realizada a condução dos animais. “Vamos montar uma pequena pista, com alguns obstáculos, e as pessoas que quiserem também poderão interagir”, garante Monteiro.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Solos, Embrapa Pantanal, Monsanto, Agrisus, Agron, Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.