CI

Produtividade em meio ao El Niño: o que fazer?

Tratamento nutricional de sementes pode assegurar produtividade em meio ao El Niño


Foto: Divulgação

Diante das flutuações climáticas provocadas pelo El Niño, os agricultores devem permanecer vigilantes quanto ao desempenho de seus trabalhos, garantindo elevada produtividade, lucratividade e segurança alimentar. Especialistas destacam que um dos aspectos cruciais para alcançar bons resultados no campo é o tratamento nutricional adequado das sementes.

De acordo com Hugo Rosa, Gerente de Produtos na BRANDT Brasil, é essencial otimizar o potencial das culturas. “O milho, por exemplo, se destaca tanto em termos de produção quanto em área cultivada e um dos fatores determinantes para atingir o teto produtivo é o tratamento de sementes com nutrientes específicos”, diz o especialista, que comenta que “esse processo não apenas influencia o desenvolvimento inicial da planta, mas também estabelece as bases para um ciclo de cultivo produtivo e rentável e oferece resistência frente a adversidades climáticas e outras situações de estresse no campo”.

Rosa explica que ao longo dos anos, foram desenvolvidas diversas tecnologias para ajudar o produtor a atingir bons resultados em suas lavouras por meio do tratamento de sementes. “Há soluções modernas e completamente eficazes, que são capazes de desencadear respostas metabólicas que impactam positivamente no desenvolvimento aéreo e radicular, além da síntese de proteínas e na eficiência fotossintética das plantas”, reforça.

“Na BRANDT do Brasil, por exemplo, desenvolvemos o BRANDT Genesis, um produto com zinco, molibdênio, compostos naturais e aminoácidos. O zinco exerce funções fundamentais nas plantas, especialmente como ativador enzimático, sendo essencial para a síntese do aminoácido triptofano, um precursor da biossíntese de auxina, importante hormônio vegetal envolvido no processo de divisão e expansão celular. O molibdênio desempenha função vital na fisiologia vegetal, atuando na nitrato redutase, melhorando a absorção de N pelas plantas e participando de outros processos relevantes como melhorias no potencial fisiológico das sementes, favorecendo o melhor estabelecimento inicial da cultura”, detalha Rosa.

Rosa destaca ainda que como resultado da ação do produto, durante o processo de germinação da semente, há um estímulo do metabolismo fisiológico, o que impacta em maior crescimento e fortalecimento das defesas naturais da planta. “Com essa visão holística no desenvolvimento de produtos, a BRANDT visa não apenas atender às necessidades nutricionais imediatas da planta, mas também promover uma melhoria contínua em seu desempenho ao longo do ciclo de vida da cultura, contribuindo com bons resultados na lavoura mesmo em situações de estresse climático como o El Niño”, finaliza.

Com informações da assessoria*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.