CI

Produtividade menor, lucro maior


Comparando o sistema de morango convencional com o orgânico, as pesquisas têm mostrado que a produtividade média do convencional é superior ao orgânico. ""Esse é um dos motivos que faz com que os produtores continuem no sistema convencional"", destaca o pesquisador do Iapar. Entretanto, Darolt destaca que ao analisar os custos fixos totais, por exemplo, o sistema convencional é mais dispendioso. ""Os preços pagos ao produtor convencional são menores quando comparados ao orgânico, resultando em receita líquida menor"", argumenta.

Darolt pondera que apesar da menor produtividade, a relação benefício/custo no sistema orgânico acaba sendo superior ao convencional, gerando uma receita líquida adicional para o orgânico. Ele compra o menor investimento em insumos (que pode diminuir o custo de produção em 50%) e, principalmente, o maior preço recebido na venda do produto orgânico (que pode ser de 30 a 50% acima do convencional) viabilizam o sistema orgânico. ""Principalmente, nas propriedades agrícolas familiares, que não possuem grandes recursos monetários ou que são avessas ao risco"", sintetiza.

Ademais, numa valoração econômica do meio ambiente uma propriedade orgânica fortalece a idéia da preservação, através de uma prática agrícola mais condizente com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico. Assim, em termos comparativos a propriedade orgânica acaba sendo mais competitiva no longo prazo.

A região que mais planta morango orgânico no Paraná fica localizada nos municípios de Colombo, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Campo Magro.(E.P.F.)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.