Produtor de arroz deve realizar análise do solo antes do plantio

Agronegócio

Produtor de arroz deve realizar análise do solo antes do plantio

O diagnóstico permite ao produtor conhecer a área e decidir a quantidade de adubo
Por: -Giuliano
1 acessos

A análise do solo antes do plantio é considerada fundamental para aumentar a produtividade da lavoura de arroz. Conforme o pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Sílvio Genro, o diagnóstico permite ao produtor ter um conhecimento da fertilidade da área que será plantada e decidir a quantidade de adubo na lavoura. As análises são realizadas na Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha, gratuitamente.

Genro explica que o envio das amostras deve ser efetuado com antecedência em relação ao período da semeadura, para que os produtores adquirem os adubos apropriados às diferentes condições de fertilidade do solo. Esta análise permite conhecer a capacidade da área em suprir os nutrientes, complementados via adubação, para uma determinada expectativa de rendimento.

E os produtores devem estar conscientes da importância de analisar o solo antes do plantio. Além de ser uma importante ferramenta no incremento da produtividade, a análise permite reduzir custos com a aquisição de adubo. “Os arrozeiros poderão comprar apenas a quantidade ideal de adubo para a lavoura”, diz. Por ano, são realizadas mais de seis mil análises de solo. Os produtores podem encaminhar as amostras aos Núcleos de Assistência Técnica do Irga (Nate) dos municípios em que a Instituição mantém sede.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink