CI

Produtor de feijão tem show tecnológico


Os produtores de feijão do Centro-Sul do Paraná participam hoje (13) do 1.º Show Tecnológico de Feijão de Fernandes Pinheiro, próximo a Irati. Numa safra em que as chuvas provocam queda na qualidade dos grãos, eles visitam a propriedade de Wilson Alves, na comunidade Assungui, apontada como exemplo de manejo. Depois de duas baterias sobre cultivares do Iapar e da Embrapa, vão discutir nutrição de plantas, controle de pragas e aplicação de agrotóxicos.

Os produtores tentam melhorar a produção e reduzir os efeitos do clima, que afeta lavouras do Centro-Sul ao Norte do estado. Os relatos são de queda em volume e qualidade por excesso de umidade, agravando o quadro de preços aquém do esperado. A saca de feijão de cor (carioca) rendia ontem R$ 69 em média ao produtor no estado. A de feijão preto, R$ 63,7. O setor esperava receber o dobro disso na época do plantio. Por outro lado, as cotações estão 23% (cor) e 11% (preto) acima das praticadas em janeiro de 2010, mostra o Departa­mento de Economia Rural (Deral) do Paraná, comparação que tende a manter o interesse do setor na 2.ª e na 3.ª safras.

Durante o Show Tecnoló­gico, será apresentado o Projeto Grãos Centro-Sul, uma parceria entre instituições públicas e privadas que vem elevando a produtividade das lavouras na última década. Neste ano, 46 municípios participam, envolvendo 170 mil agricultores – metade deles cultiva feijão. Os técnicos e produtores estão providenciando unidades demonstrativas para difundir modelos de diversificação na produção, cuidado com o ambiente, bem-estar no meio rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.