Produtor de Naviraí (MS) espera por chuvas

Agronegócio

Produtor de Naviraí (MS) espera por chuvas

Os produtores esperam pela ocorrência da chuva para poderem iniciar o plantio da safra de verão com condições mínimas de umidade de solo
Por:
104 acessos

Os produtores agrícolas de Naviraí (MS) esperam pela ocorrência da chuva para poderem iniciar o plantio da safra de verão 2007/08 com condições mínimas de umidade de solo. Se depender das indicativas apresentadas pelo climatologista Paulo Etchichury, da Somar Meteorologia, na região as chuvas só ocorrerão a partir do dia 11, quinta-feira, com 12 milímetros, 5 milímetros no dia 13 e pode haver 14 milímetros no domingo, com total de 54 milímetros em três dias.

Segundo Paulo, está sendo iniciado o período de resfriamento das águas do oceano pacífico, nas costas do Peru, o que caracteriza o fenômeno La Niña, que está associado a irregularidades nas distribuições e ocorrências de chuva na região. Para setembro, estão previstas duas ocorrências de frentes frias.

De posse de seus gráficos e números fornecidos pelo IBGE de Naviraí, ele lembrou que para quem planta milho, não há grande influência em ano de La Niña, mas tem havido diminuição da produção.

No caso do milho, teve pico de 4.300 quilos por hectare e queda para 2,32 t/ha, enquanto a soja, que tem variado, em anos de La Niña, entre 1,8 t/ha e 2,21 t/há, chegou na safra passada, em plena ocorrência do El Niño, a produtividade média de 2,97 mil quilos por hectare.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink