CI

Produtor enfrenta alta nos insumos

Enquanto os preços pagos ao produtor tiveram queda expressiva, a redução dos custos de produção foi menos acentuada


Já o preço pago ao produtor (IIPR) apresentou queda de 0,24%, aponta o levantamento. Apesar da valorização do milho (+7%) e da soja (+1%), as fortes quedas do arroz (-3%), leite (-5%) e trigo (-2%) foram as principais razões da retração do índice em outubro. No acumulado do ano, os preços pagos ao produtor sofreram uma variação negativa de 15,40%.

O movimento não foi observado com a mesma intensidade nas gôndolas do País: no mesmo período, o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) dos alimentos registrou recuo de 2,02%.

“Foi um ano de safra cheia e bolso vazio. Os preços recebidos caíram bem mais, mas ficaram estáveis nas gôndolas”, explica, em nota, o economista chefe do Sistema Farsul, Antonio da Luz.

Enquanto os preços pagos ao produtor tiveram queda expressiva, a redução dos custos de produção foi menos acentuada neste período. Considerando o ano e o acumulado dos 12 meses, o IICP registrou deflação de 4,91% e 3,54%, respectivamente.

Dentre as lavouras observadas, a maior queda do custo acumulado em 12 meses foi na de trigo (-4,9%), enquanto a produção de arroz se manteve praticamente estável, com incremento de 0,2% nos últimos 12 meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.