CI

Produtor triplica número de tanques após capacitação do Senar-MT

O piscicultor Rodrigo Cardoso da Silva, de Serra Nova Dourada,  triplicou o número de tanques de peixes de 12 para 35 no último ano


Foto: Divulgação

O piscicultor Rodrigo Cardoso da Silva, de Serra Nova Dourada,  triplicou o número de tanques de peixes de 12 para 35 no último ano. Segundo o produtor, o avanço ocorreu após realizar uma capacitação em piscicultura pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural.

"Eu já trabalho com piscicultura há 11 anos e tinha noção de algumas coisas, mas desde quando fiz o curso em 2019, minha produção aumentou", afirmou. O Senar-MT, em parceria com os sindicatos rurais, oferta treinamentos para os produtores rurais que pretendem investir no setor.

Poxoréu foi um dos municípios que recebeu a capacitação em outubro. De acordo com o presidente do Sindicato Rural local, José Jorge Sobrinho, o conhecimento técnico trará uma renda extra aos produtores locais. "O conhecimento que eles adquiriram vai ajudar a aumentar a renda das famílias, já que alguns não trabalham apenas com a piscicultura, mas também com outras cadeias", destaca.

Segundo o biólogo e instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Cosme Alves Rodrigues, a maioria dos participantes consiste em pequenos produtores ou iniciantes na cadeia produtiva. "Geralmente quem procura capacitação é quem construiu alguma estrutura recentemente e está começando na atividade".

Cenário - Dados do Anuário Brasileiro da Piscicultura indicam Mato Grosso como o 2º maior produtor de peixes nativos (tambaqui, tambatinga, pintado etc), com mais de 46 mil toneladas contabilizadas em 2019.

Apesar da maior parte da produção ser desses peixes regionais, piscicultores do Estado estão investindo na exportação de tilápias. Segundo o documento, Mato Grosso é o 15º na produção da espécie. "A área está se consolidando e está voltando a atenção para a exportação, não apenas para comercialização local", explica Cosme Rodrigues.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.