CI

Produtores aproveitam o bom preço da soja e vendem antes


O bom preço da soja no final do ano passado estimulou as vendas antecipadas da oleaginosa a ser colhida em 2004. Informações do mercado indicam que 25% a 40% da soja da safra 2003/2004 já foram comercializadas. ""Não há números precisos, mas é certo que a parcela vendida antecipadamente foi maior nesta safra"", afirmou Vânia Guimarães, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (Esalq) e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No Paraná, os preços no mercado futuro chegaram a US$ 14,20 no ano passado. A maioria dos contratos é para entrega em março.

Segundo ela, os produtores optam pelos contratos para cobrir os custos de produção. ""É uma garantia"", comentou. O mecanismo também é utilizado por quem compra insumos em dólar, financiados, e quer garantir uma parte da remuneração na moeda americana para não correr riscos.

No Mato Grosso, maior produtor brasileiro, é possível que 60% da safra tenham sido comercializada antecipadamente. A avaliação é do analista de mercado Geraldo Dornellas, da Lucra Corretora em Cuiabá. No Estado, o preço da mercadoria chegou a US$ 13,50 por saca para entrega em março. Os principais compradores são grandes indústrias e tradings de exportação.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra brasileira de soja será de 58,7 milhões de toneladas, volume 12,8% maior que os 52 milhões de toneladas obtidos em 2003. O Paraná, que cultivou 3,9 milhões de hectares, deve colher 11,8 milhões de toneladas em 2004. O crescimento é de 8% com relação à produção do ano passado. No Mato Grosso, foram plantados 5,1 milhões de hectares. A previsão é colher 15,5 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.