CI

Produtores argentinos estimam aumento no preço do açúcar em 2005


Para este ano a expectativa é de queda significativa na produção mundial de açúcar devido às intensas secas nas principais zonas produtoras. Empresas internacionais prevêem que, pela primeira vez em muitos anos, a produção mundial ficará abaixo do consumo, o que já está provocando uma alta nos preços, apesar das grandes reservas existentes.

Em decorrência disso, diversos especialistas da Argentina esperam que o preço do produto aumente porque a oferta não conseguiria atender à demanda mundial. A mesma seca também teve uma forte incidência na região de Misiones, na Argentina, onde se estima que no ano passado houve perda aproximada de 50% nas plantações do país.

Para o administrador do engenho açucareiro de San Javier, Marciano Martínez, mesmo considerando as perdas, o cultivo indica uma boa recuperação. "As plantações estão em crescimento, temos 1,2 mil hectares de cana plantadas e, se o clima ajudar, podemos chegar a produzir um total de 80 milhões de quilos, o que representa, aproximadamente, seis toneladas de açúcar", estimou.

Segundo o administrador, há muita esperança entre os produtores pela recuperação dos preços que está ocorrendo na atividade. Eles esperam que a região volte a ter um desempenho produtivo como no início da década de 80. As informações são do Cuenca Rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.