Agronegócio

Produtores atingidos por granizo devem procurar seguradoras

Regiões do RS tiveram perdas pontuais que ainda serão contabilizadas nos próximos dias
Por:
959 acessos

Regiões do Rio Grande do Sul tiveram perdas pontuais que ainda serão contabilizadas nos próximos dias

A incidência de granizo no início desta semana também vem afetando lavouras no Rio Grande do Sul. As culturas de inverno, especialmente o trigo, foram afetadas pelos temporais em diversas regiões do Estado. Os produtores que recorreram ao seguro rural nesta safra devem procurar o auxílio para que possam ser avaliadas as perdas que tiverem na produção.

De acordo com o diretor da Tovese Corretora de Seguros, Otavio Simch, apesar de serem estragos pontuais, é fundamental que os agricultores possam levar os técnicos à campo e acionar a seguradora. Orienta que os produtores observem imediatamente a ocorrência do sinistro. "O granizo pegou muitas casas, mas também lavouras de inverno em regiões como Soledade e Lagoa Vermelha, onde tivemos conhecimento de registros", ressalta.

No ano passado, só na Tovese, foram registrados sinistros de geada em cerca de 73% das propostas contratadas, o que representou 1,3 mil pedidos encaminhados, e outros 20% com aviso de granizo. Quanto ao seguro de uva, foram 35% das apólices com aviso de granizo. O clima prejudicou fortemente as lavouras de trigo. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a redução de área prevista para esta safra será de 9,8%, passando para 776,9 mil hectares ocupados com a cultura.

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink