CI

Produtores atingidos por granizo devem procurar seguradoras

Regiões do RS tiveram perdas pontuais que ainda serão contabilizadas nos próximos dias


Regiões do Rio Grande do Sul tiveram perdas pontuais que ainda serão contabilizadas nos próximos dias

A incidência de granizo no início desta semana também vem afetando lavouras no Rio Grande do Sul. As culturas de inverno, especialmente o trigo, foram afetadas pelos temporais em diversas regiões do Estado. Os produtores que recorreram ao seguro rural nesta safra devem procurar o auxílio para que possam ser avaliadas as perdas que tiverem na produção.

De acordo com o diretor da Tovese Corretora de Seguros, Otavio Simch, apesar de serem estragos pontuais, é fundamental que os agricultores possam levar os técnicos à campo e acionar a seguradora. Orienta que os produtores observem imediatamente a ocorrência do sinistro. "O granizo pegou muitas casas, mas também lavouras de inverno em regiões como Soledade e Lagoa Vermelha, onde tivemos conhecimento de registros", ressalta.

No ano passado, só na Tovese, foram registrados sinistros de geada em cerca de 73% das propostas contratadas, o que representou 1,3 mil pedidos encaminhados, e outros 20% com aviso de granizo. Quanto ao seguro de uva, foram 35% das apólices com aviso de granizo. O clima prejudicou fortemente as lavouras de trigo. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a redução de área prevista para esta safra será de 9,8%, passando para 776,9 mil hectares ocupados com a cultura.

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.