Produtores/BA conhecem sistema de credenciamento de alimentação escolar
CI
Agronegócio

Produtores/BA conhecem sistema de credenciamento de alimentação escolar

Fazendinha: ambiente recriado na feira atrai a atenção de alunos para atividades desenvolvidas pelos trabalhadores no meio rural
Por:
Fazendinha: ambiente recriado na feira atrai a atenção de alunos para atividades desenvolvidas pelos trabalhadores no meio rural


O novo processo de credenciamento para alimentação escolar, que viabiliza a contratação, de uma só vez, de diversos prestadores de serviço, foi apresentado a mais de 40 agricultores familiares, que estão expondo produtos na 24ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro 2011), no Parque de Exposições de Salvador. O evento continua até domingo.


As explicações foram feitas pelo superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar da Secretaria da Educação, José Maria Dutra. "Tivemos experiência bem-sucedida este ano. O balanço é muito positivo e a aceitação dos produtos tem sido boa nas escolas. Vamos trabalhar para que, no ano que vem, o credenciamento seja ampliado porque esta é uma forma menos burocrática e mais ágil de adquirir os gêneros", disse Dutra.

Resultados positivos – O agricultor familiar Gildeon Farias, associado à Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), destacou os resultados positivos para a categoria desde a inclusão dos produtos na alimentação escolar. "Está sendo muito enriquecedor para nós, de Ilhéus, porque viemos de uma região em que até os grandes empreendedores nunca transformaram o cacau em produtos acabados."


Para se credenciar, o agricultor deve apresentar documento de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), documentos pessoais e o plano de trabalho para fornecer os gêneros alimentícios.

O credenciamento é mais uma forma que a Secretaria da Educação vem adotando para garantir que, pelo menos, 30% dos recursos que chegam às escolas para a alimentação escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, atendendo assim à Lei 11.947/2009.

Guias de Trânsito Animal da Adab

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), está emitindo Guias de Trânsito Animal (GTAs) on line na Fenagro. O documento, obrigatório para o transporte de animais no estado, pode ser retirado de maneira rápida e segura pelos terminais móveis POS, estrategicamente localizados no Parque de Exposições.


Somente no primeiro dia da feira, foram emitidas 30 GTAs durante o Leilão Girolando IFQ, possibilitando ao criador sair com o documento em mãos.



Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.