CI

Produtores baianos conhecem exemplo de produtividade na região sudoeste do estado

Exemplo de sucesso motivou  grupo de produtores rurais a visitar uma propriedade rural em Vitória da Conquista


Exemplo de sucesso motivou  grupo de produtores rurais a visitar uma propriedade rural em Vitória da Conquista

O exemplo pode ser o melhor dos ensinamentos, principalmente quando se trata de produtividade no campo. E foi um exemplo de sucesso que motivou um grupo de produtores rurais de Potiraguá (BA) a visitar, na última semana, uma propriedade rural em Vitória da Conquista. Eles são atendidos pelo Pró SENAR Leite, programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia e conheceram de perto a produtividade da fazenda voltada à pecuária leiteira, que tem a palma forrageira e o capim elefante, irrigado por gotejamento, como base da alimentação do gado. 

“Algumas pessoas como nós já fizeram melhorias na fazenda com a assistência técnica e gerencial do SENAR e quando tem visita técnica aproveitamos muito mais porque depois podemos aplicar o conhecimento na nossa propriedade”, comenta a produtora Kalila Ferraz Coelho, 31 anos. Ela participa do programa junto como pai e conta que estão adotando muitas iniciativas na propriedade da família a partir do programa Pró SENAR Leite. “Meu pai é técnico do SENAR e antes do programa já tínhamos feito algumas coisas na fazenda, mas precisávamos de mais. De dois anos para cá aumentamos a área de reserva de palma forrageira, estamos fazendo análise do solo e adubação, temos piquete rotacionado, ordenha mecânica e graças a uma parceria do SENAR com o Sebrae, conseguimos melhorar a genética do rebanho também. Para nós o projeto está sendo nota mil”, comemora.

Segundo Kalila, a região é carente de programas como o Pró SENAR Leite, pois as técnicas utilizadas ainda são antigas. “Alguns produtores ainda fazem como os avós fizeram e não adotam técnicas novas. Mas a nossa turma está focada, estamos conseguindo mobilizá-los para essas visitas técnicas, mesmo sabendo que é difícil deixar a fazenda por alguns dias para participar do curso. Temos alguns produtores que talvez não apliquem as técnicas por falta de recursos, mas eles terão o conhecimento guardado e com certeza aplicarão quando a oportunidade aparecer.”

Ter o pai vaqueiro foi o que motivou Adriana Gonçalves a partir do Pró SENAR Leite. “Eu entrei no curso para aprender. Gosto muito do campo e do gado e quando apareceu a oportunidade de fazer o programa eu me inscrevi. Ainda não estou na área porque quero terminar o curso primeiro, mas já recebi uma proposta para trabalhar com ordenha”, revela. Sobre a visita à propriedade em Vitória da Conquista, Adriana destaca a diferença de realidades e a necessidade que tem do conhecimento ministrado na capacitação do Pró SENAR Leite. “Essas visitas técnicas são importantes porque a realidade que vivemos aqui é difícil e vendo uma propriedade como aquela faz com que a gente queira aprender mais e ter a oportunidade de aplicar esse conhecimento.”

O Pró SENAR Leite foi criado em 2013, tem duração de dois anos e  começa com o Negócio Certo Rural (NCR), explica o coordenador do programa, José Márcio Caroso. “Trabalhamos com 20 produtores ligados a um sindicato rural. Eles começam fazendo o NCR, depois selecionamos os que se destacaram para iniciar o Pró SENAR Leite. O programa inclui mensalmente cursos de Formação Profissional Rural e uma visita do técnico de campo. Depois dos 24 meses, encerramos o atendimento porque o produtor já consegue caminhar sozinho. Esses dias de campo ou missões técnicas servem de motivação para o produtor que participa do Pró SENAR Leite”, conta. A turma que visitou a propriedade rural em Vitória da Conquista está no segundo ano do programa e a estimativa é que concluam as atividades em fevereiro de 2017.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.