CI

Produtores bolivianos conhecem técnicas de plantio do arroz em SC


Depois da vinda de técnicos e produtores de arroz irrigado dos Estados Unidos e Malásia, agora foi a vez dos bolivianos, de Santa Cruz de La Sierra, conhecerem as técnicas de cultivo do cereal em Agronômica, Santa Catarina. O município localizado na região do Alto Vale do Itajaí é o campeão mundial de produtividade, com a média de 12 toneladas por hectare. Os representantes da Cooperativa Caisy aproveitaram o Dia de Campo da 2ª Festa do Arroz, para conhecer algumas propriedades, como a de Orivaldo Tripadalli, que espera chegar nesta safra a 14 toneladas por hectare. O evento reuniu ainda produtores de outras regiões de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul.

O cultivo de arroz irrigado em Santa Cruz de La Sierra foi iniciado há seis anos, intercalado com a soja na época do inverno. Mas foi de quatro anos para cá, que num intercâmbio com pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) que a produção aumentou. Os produtores bolivianos foram orientados a fazer o nivelamento do solo. O presidente da cooperativa, Isamo Kondo, observou que antes o arroz era plantado no seco com os agricultores esperando pela chuva para germinar as sementes. Com as novas técnicas alguns rizicultores já estão conseguindo colher entre seis e sete toneladas por hectare. "O nosso problema é o arroz vermelho, que prejudica a produtividade", destacou Kondo.

Os bolivianos ficaram impressionados com as técnicas utilizadas pelos produtores de Agronômica. Percorreram a lavoura de Tripadalli observando os cachos, a quantidade de grãos e principalmente a qualidade. É que todo o arroz produzido por ele é entregue para a Cravil (Cooperativa Regional Agropecuária do Vale do Itajaí), que comercializa para semente. "Ficamos assombrados com essas lavouras e com a média obtida por hectare", destacou Kondo. Em tom de brincadeira disse aos seus compatriotas que um dia quem sabe a cidade de Santa Cruz de La Sierra também se destaque na produção de arroz irrigado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.