CI

Produtores canadenses querem acabar com ataques ao glifosato

Produtores temem ter que usar alternativas mais perigosas


Os produtores rurais do Canadá estão pedindo uma ação contra ataques ao glifosato, pois estão preocupados com uma diminuição de exportação de produtos ao Vietnã, depois da recente proibição do herbicida no país asiático. Os produtores publicaram um artigo no The Western Producer, que divulga os interesses dos agricultores do Oeste canadense, editado em Saskatoon. 

Com o título “Novo ataque ao glifosato requer ação imediata”, o informativo diz que a decisão “é preocupante de três maneiras: parece depender de decisões estabelecidas por júris leigos em vez de ciência, parece aplicar-se também às importações, e pode ser o começo de uma tendência”, concluem os agricultores do país norte-americano. 

De acordo com eles, caso o glifosato fosse proibido, haveria uma necessidade de lidar com as ervas daninhas de outras formas, que aumentaria a quantidade de carbono liberado na atmosfera ou usariam outros herbicidas piores para o meio ambiente. O Health Canada, órgão oficial canadense na área da saúde, afirmou que nenhuma autoridade reguladora de pesticidas no mundo considera atualmente o glifosato como um risco de câncer para seres humanos, sendo que o pesticida não é genotóxico. 

“Os opositores, ao querer uma revisão de vários cientistas independentes que pesquisaram o glifosato, fazem pressupor que centenas de pesquisadores em todo o mundo tenham conspirados uma teoria maior do que se o pouso na lua nunca tivesse acontecido.” registrou o The Western Producer. Também disse que a proibição do glifosato “pode ser uma ferramenta política para reduzir as exportações”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.