Produtores conhecem caminho para acessar mercado externo
CI
Agronegócio

Produtores conhecem caminho para acessar mercado externo

35º Seminário do Agronegócio para Exportação foi realizado em Cristalino (GO)
Por:

“A dificuldade não é conseguir comprador para os nossos produtos, mas nos organizar para iniciar esse processo”, afirmou o analista de comércio exterior da secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Adilson Farias. Ele detalhou o passo a passo para acessar o mercado externo, no 35º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), realizado em Cristalino (GO), nesta quinta-feira (12)

A busca de importadores, a documentação necessária e o acerto do pagamento foram algumas das etapas apresentadas na palestra. O analista frisou que, sem organização como passo inicial, não é possível conquistar o mercado externo.

Uma prova de sucesso no município é o produtor Luiz Figueiredo, que exporta cerca de sete mil sacas de café cereja por ano. Ele estruturou sua fazenda, com base na experiência anterior, em cooperativas. E desde 2006, fornece o grão a uma renomada importadora italiana. “Tenho um espírito cooperativista e sei que só com união é possível crescer”, afirmou.

O agricultor aproveitou o clima e altitude favoráveis de Cristalina, explorou o potencial de irrigação, para produzir o primeiro café premiado do estado de Goiás e já vislumbra a oportunidade de crescer como criador de gado leiteiro e futuro exportador de leite em pó. “Se tivermos mais produtores com o mesmo interesse, seremos capazes de ter no município uma secadora de leite, que vai permitir este salto. Ninguém nasce grande”, completou.

O AgroEx é uma iniciativa do ministério para incentivar as exportações nas cidades que se destacam na atividade agropecuária. A próxima edição está programada para setembro em Pelotas (RS).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink