CI

Produtores conhecem manejo de erva-mate para alta produtividade

O manejo da erva-mate plantada para alta produtividade foi tema de um dia de campo realizado em Ilópolis/RS, dia 16/06.


O manejo da erva-mate plantada para alta produtividade foi tema de um dia de campo realizado em Ilópolis/RS, dia 16/06. Em discussão, o rebaixamento e desponte de erva-mate. Participaram do evento cerca de 40 produtores de erva-mate do município, que é o maior produtor de erva-mate do Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 20% da produção do estado. O Dia de Campo aconteceu na propriedade de Valcir Montagner, que é produtor rural e sócio da Ximango Indústria de Erva-mate, em um trabalho de parceria do produtor com a Embrapa Florestas e Ibramate.

Produtores rurais e técnicos da Emater/RS assistiram a uma palestra sobre o Erva20, programa que a Embrapa Florestas está desenvolvendo para transferência de tecnologias que visam o aumento da produtividade de ervais. Em seguida, no campo, os participantes conheceram práticas de manejo para a recuperação produtiva de um erval com mais de 30 anos.

Este tipo de erval, mesmo que manejado adequadamente, com o tempo perde  drasticamente a produtividade, além de se tornar mais suscetível ao ataque de pragas e doenças. "A prática de rejuvenescimento do erval, via poda e adubação, entra como uma solução nestes casos", explica Ives Goulart, da área de TT da Embrapa Florestas e responsável pelo dia de campo. Além de aprender a maneira correta de fazer, os participantes conheceram uma área em que técnicos da Embrapa Florestas montaram uma Unidade de Referência Tercnológica (URT) que passou pelo processo de readequação do manejo e deve voltar a produzir de maneira satisfatória.

O desponte do erval também foi demonstrado. "Melhorias no manejo representam uma grande diferença na produtividade", alerta Ives. É o que já pode ser aferido na área do produtor Valcir Montagner, que aplicou a tecnologia usada na URT em outras áreas da propriedade. " Temos a expectativa de aumentar a produtividade em até 30% com o manejo adequado dos ervais, principalmente com a poda", conta Valcir Montagner. O produtor conta que diversas técnicas de melhoria de manejo do erval até são conhecidas pelos produtores, mas a realização de ações de transferência de tecnologia ajuda a entender como fazer corretamente. "Nossa intenção com o dia de campo é mostrar que podemos aumentar a produtividade com baixo custo para o produtor rural e, com isso, aumentar a lucratividade da cultura", explica.

"Ilópolis tem hoje cerca de 800 propriedades rurais, sendo que, em 80%, a erva-mate é o principal cultivo. Estas práticas apresentadas no dia de campo já são realizadas por alguns produtores, mas sempre dá mais segurança aprender sobre a forma de correta de fazer", avalia Clóvis Roberto Roman, Secretário de Agricultura do Município.

O evento foi realizado pela Embrapa Florestas, Ervateira Ximango e Ibramate.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.