Produtores da Cooperativa Pindorama recebem incentivo para produzir leite

Agronegócio

Produtores da Cooperativa Pindorama recebem incentivo para produzir leite

Intenção é manter a qualidade do produto
Por:
1216 acessos
Produtores da Cooperativa Pindorama receberam do governo estadual de AL mais um incentivo para melhorar a produção leiteira na comunidade que é exemplo de reforma agrária bem sucedida não só em Alagoas, mas no Brasil. Por meio do Programa Alagoas Mais Leite, os cooperados receberam permissão de uso de um caminhão para transporte adequado do leite, com capacidade para 9 mil litros, mais e dois tanques de resfriamento, com capacidade para 2 mil litros cada um.


Os tanques de resfriamento devem ser instalados em pontos estratégicos situados na zona rural dos municípios de Igreja Nova e de Piaçabuçu. O caminhão será utilizado para recolher o leite nos locais onde os tanques forem colocados e ainda dos produtores da Pindorama. Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, os equipamentos trazem otimismo ao pequeno cooperado.

“Com o apoio do programa Mais Leite, hoje podemos contar 5 mil litros de leite por dia, apenas em Igreja Nova, sem contar São Sebastião, Coruripe, Penedo, Piaçabuçu, Teotônio Vilela e Junqueiro”, disse

O governador Teotônio Vilela Filho ressaltou que o desenvolvimento de Alagoas só será completo com a participação do pequeno produtor e que a Cooperativa Pindorama é um exemplo para o país. “É com iniciativas como essa que congregamos e fortalecemos uma categoria inteira. Aqui em Pindorama está o maior exemplo de sucesso de cooperativismo do Nordeste brasileiro”, enfatizou.


Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, a intenção é manter a qualidade do leite e assim, eliminar o atravessador. Como bem explicou Romilson Andrade, morador do povoado Ipiranga, situado em Igreja Nova, a produção de 218 litros de leite por dia no início do programa Alagoas Mais Leite avançou para 2 mil litros por dia, conforme divulgado pela Agência Alagoas.

O prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, solicitou ao governador mais sementes de feijão e de milho para os agricultores da região e ainda o recapeamento das estradas entre Pindorama e o povoado Bolivar e a cooperativa e a cidade de Penedo, a rodovia AL 105, que já tem a ponte concluída sobre o Rio Perucaba no povoado Manimbú. Sem a estrutura, a estrada ficou sem uso durante cerca de 20 anos e foi parcialmente ocupada por canaviais, situações resolvidas e que já permitem o tráfego na rodovia.


Teotonio Vilela disse que vai inserir a obra entre os projetos do Estado junto ao Banco Mundial e ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink