CI

Produtores de arroz do RS reivindicam prorrogação de dívidas

Os arrozeiros reivindicam, prorrogação de dívidas para um prazo de dez anos, sendo três anos de carência


O Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a região mais atingida pelas chuvas do dia quatro de março, apresentou nesta quarta-feira (14-03), propostas e reivindicações para diminuir os efeitos dos estragos na lavoura de arroz. Segundo o técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) Vicente Oliveira, os pleitos referem-se à prorrogação de dívidas junto a bancos e cooperativas de crédito, tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina, seguro e auxílios emergenciais financeiros para lavouras com financiamento e sem financiamento.

Os arrozeiros reivindicam, ainda, prorrogação de dívidas referentes à custeios e investimentos para um prazo de dez anos, sendo três anos de carência. Também pedem auxílios para lavouras que receberam recursos próprios, créditos e seguros agrícolas especiais para o litoral norte, que há três anos consecutivos é atingida por desastres naturais.

Nessa região houve a perda total de 42% da área de 6,06 mil hectares e 58% das lavouras foram destruídas parcialmente. A expectativa inicial de colheita, que era de 883,4 mil sacos de arroz caiu para 343,6 mil sacos. O movimento financeiro da cultura também deverá diminuir, passando R$ 17 milhões para R$ 6 milhões. Cerca de 90 produtores tiveram perdas totais na lavoura.

Com a homologação da governadora Yeda Crusius de situação de emergência em Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Itati, Três Forquilhas, Três Cachoeiras e Terra de Areia, os municípios podem reivindicar auxílio financeiro da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração. Prefeitos e representantes desses municípios, atingidos pelos temporais ocorridos na semana passada, estiveram reunidos, na tarde dessa terça-feira, no hangar da Brigada Militar do aeroclube de Capão da Canoa (RS), com integrantes da força-tarefa do Litoral Norte, para apresentar suas necessidades e tirar dúvidas.

Os pleitos da reunião desta quarta-feira foram encaminhados para os sindicatos dos trabalhos rurais dos municípios, Fetag, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado e serão levados ao presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Estado, Adolfo Brito. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.