CI

Produtores de aves e suínos se declaram em situação de emergência devido à alta no preço da soja

Os produtores de suínos e frangos de corte da Santa Cruz, na Bolívia, declaram-se em situação de emergência devido à alta no preço da soja


Foto: Divulgação

Os produtores de suínos e frangos de corte da Santa Cruz, na Bolívia, declaram-se em situação de emergência devido à alta no preço de um subproduto derivado da soja - farinha solvente - nas indústrias do setor de oleaginosas . 

Da Associação Departamental dos Produtores de Suínos de Santa Cruz (Adepor), seu presidente Nelson Daher denuncia um aumento de 28% de janeiro até hoje , o que - disse - aprofunda a crise do setor devido à situação econômica enfrentada pelas famílias bolivianas em decorrência da pandemia.

Em relação ao preço da soja, ele disse que aumentou gradativamente nos últimos meses, de Bs 1.750 para Bs 2.250 por tonelada, de janeiro até agora. Em porcentagem, representa um aumento de 28%. “ Esse aumento é um forte golpe para o setor, já que esse insumo representa entre 15% e 20% no custo de produção ”, disse Daher.

Ele indicou que a alta no preço desse derivado da soja pode ser lapidar para o setor que tem registrado baixa na pecuária por conta da retração da demanda por conta da crise no bolso do consumidor . O fechamento de unidades produtivas é outro efeito que impacta a geração de empregos no setor.

Da Associação Departamental dos Avicultores (ADA), o presidente Ricardo Alandia, afirmou que o setor está mais uma vez sendo punido em duas frentes. Por um lado, devido à decisão unilateral da Unidade de Substâncias Controladas de reduzir as autorizações de compra de calcita (fonte de cálcio na alimentação balanceada) de 120 para 30 dias . 

“Se com 120 dias foi uma provação obter a licença, com 30 dias deixaremos de ser produtores para nos transformarmos em processadores”, frisou, protestando contra este tipo de entraves que, em sua opinião, desmotivam o produtor.

Ele percebeu que a segunda preocupação está relacionada ao aumento do preço do farelo de soja solvente, que subiu para Bs 2.250 por tonelada desde este mês. Expressou que o aumento, além de unilateral, é abusivo e ameaça a economia setorial, que está deprimida pela queda da demanda e pela pandemia que deixou graves consequências econômicas no setor .

Alandia denunciou que o setor industrial do complexo oleaginoso não está cumprindo a regulamentação do decreto que liberta a exportação de soja, que estabelece critérios técnicos e equações para a fixação do preço desse alimento básico para nutrição avícola. O setor avícola atinge uma demanda que chega a 680 mil toneladas de farelo de soja.

“Acreditamos que o aumento do preço da soja terá impacto na redução da oferta de frango porque incentivará o fechamento de fazendas e a outra consequência direta será o desemprego ” , disse Alandia. 

Com dados da Câmara de Agricultura do Leste (CAO), a nível nacional, existem 3.500 avicultores de  carnes e ovos e cerca de 1.080 avicultores. Eles observam  que na produção familiar de suínos existem milhares de unidades que produzem para abastecer o consumo nacional. Eles estimam uma demanda de 1.150.000 toneladas de milho, 850.000 de sorgo e 650.000 de torta de soja .

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.