CI

Produtores de figo participam de Dia de Campo da Figueira em Canguçu

Agricultores familiares de diversas localidades municipais participaram de uma visita a uma UD de cultivo ecológico de figueira.


Agricultores familiares da Chamada Pública da Sustentabilidade e de diversas localidades municipais participaram na última quinta-feira (30/06) de uma visita a uma Unidade Demonstrativa (UD) de cultivo ecológico de figueira, realizada na propriedade do produtor Patrício Brahm, localizada na Coxilha dos Campos, interior do município de Canguçu. A ação foi realizada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Embrapa Clima Temperado, e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização da iniciativa do produtor.

Além de agricultores da localidade Coxinha dos Campos, também participaram produtores das localidades Trapeira, Lagoa dos Pereira, Rincão dos Maias, Coxilha do Amaral e Ares Alegre, extensionistas da Emater/RS-Ascar, funcionários municipais e pesquisadores, que participaram de debates sobre o plantio e a comercialização de figueiras. 

Durante a tarde, foram realizados trabalhos em grupo, com a utilização da Matriz FOFA, onde foram apontados os pontos Fortes, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Logo após a palestra ?Sistema de Produção da Figueira?, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Carlos Roberto Martins, foram abordados temas referentes à importância da cultura, implantação e manejo do pomar, além da comercialização do produto.

Também foi apresentado o projeto Arranjos Produtivos Locais (APL) da Região Sul e as potencialidades do figo, pelo analista da Embrapa Clima Temperado, Daniel Aquini.

No final do evento construiu-se um calendário anual para a cultura da figueira, apontando a época ideal de realizar as atividades. Além disso, foi agendada a próxima atividade na casa de um dos produtores do grupo, que acontecerá no mês de agosto, onde haverá prática de poda e confecção de mudas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.