Produtores de figo participam de Dia de Campo da Figueira em Canguçu

Agronegócio

Produtores de figo participam de Dia de Campo da Figueira em Canguçu

Agricultores familiares de diversas localidades municipais participaram de uma visita a uma UD de cultivo ecológico de figueira.
Por:
477 acessos

Agricultores familiares da Chamada Pública da Sustentabilidade e de diversas localidades municipais participaram na última quinta-feira (30/06) de uma visita a uma Unidade Demonstrativa (UD) de cultivo ecológico de figueira, realizada na propriedade do produtor Patrício Brahm, localizada na Coxilha dos Campos, interior do município de Canguçu. A ação foi realizada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Embrapa Clima Temperado, e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização da iniciativa do produtor.

Além de agricultores da localidade Coxinha dos Campos, também participaram produtores das localidades Trapeira, Lagoa dos Pereira, Rincão dos Maias, Coxilha do Amaral e Ares Alegre, extensionistas da Emater/RS-Ascar, funcionários municipais e pesquisadores, que participaram de debates sobre o plantio e a comercialização de figueiras. 

Durante a tarde, foram realizados trabalhos em grupo, com a utilização da Matriz FOFA, onde foram apontados os pontos Fortes, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Logo após a palestra ?Sistema de Produção da Figueira?, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Carlos Roberto Martins, foram abordados temas referentes à importância da cultura, implantação e manejo do pomar, além da comercialização do produto.

Também foi apresentado o projeto Arranjos Produtivos Locais (APL) da Região Sul e as potencialidades do figo, pelo analista da Embrapa Clima Temperado, Daniel Aquini.

No final do evento construiu-se um calendário anual para a cultura da figueira, apontando a época ideal de realizar as atividades. Além disso, foi agendada a próxima atividade na casa de um dos produtores do grupo, que acontecerá no mês de agosto, onde haverá prática de poda e confecção de mudas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink