Agronegócio

Produtores de Goiás reclamam da falta de insumos

Há escassez de insumos agrícolas em praticamente todo o Estado
Por: -Edimilson de Souza Lima
2 acessos

O que já vinha sendo esporadicamente apontado por produtores isolados, agora se torna uma constatação das principais entidades do setor: há escassez de insumos agrícolas em praticamente todo o Estado, principalmente, fertilizantes e herbicidas. O presidente da Cooperativa Mista dos Produtores do Sudoeste Goiano (Comigo), Antônio Chavaglia, diz que na área de atuação da entidade não há escassez porque esta, já prevendo a concentração de demanda, elevou consideravelmente seus estoques.

“Mesmo assim, já estamos trabalhando com estoques relativamente baixos”, admite Chavaglia, que também preside a seção goiana da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). No seu entendimento, a escassez de insumos agrícolas é devida, basicamente, à concentração da demanda provocada pelo atraso na liberação dos recursos de custeio. “As indefinições quanto ao plantio, fez com que as empresas fossem apanhadas de surpresa, sem que tivessem processado produtos em quantidade suficiente para atender à demanda”, diz Antônio Chavaglia.

O economista Pedro Arantes, analista de mercado da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), diz que a situação de escassez de insumos ainda não é dramática, mas já está generalizada por todas as regiões produtoras. “Constantemente estamos recebendo informações de produtores que adquiriram e pagaram fertilizantes e herbicidas, mas ao invés de receberem o produto, recebem o dinheiro de volta com a notificação da empresa de que está cancelando o pedido por impossibilidade de atendê-lo”, diz o técnico da Faeg.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink