Produtores de kiwi realizam abertura oficial da colheita em Passa Sete/RS

Agronegócio

Produtores de kiwi realizam abertura oficial da colheita em Passa Sete/RS

A abertura se realiza na propriedade do agricultor Darci Wagner, na entrada da localidade de Sapopema
Por: -Janice
5884 acessos
A Emater/RS-Ascar, o grupo de produtores de kiwi e a prefeitura municipal de Passa Sete, através da Secretaria de Agricultura, promovem nesta quarta-feira (20), às 14h, a abertura oficial da colheita do kiwi no município. O evento comemora o início da colheita, além de ser uma oportunidade para os demais agricultores conhecerem o desenvolvimento da atividade na região Centro-Serra.

A abertura se realiza na propriedade do agricultor Darci Wagner, na entrada da localidade de Sapopema. De acordo com a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Passa Sete, Marly Ferreira Todendi, o cultivo do kiwi no município se adaptou bem ao clima local e apresenta boa produtividade. “Em plena produção, a produtividade fica entre 20 a 25 toneladas por hectares”, informa a extensionista.

De acordo com Marly, o cultivo do kiwi se iniciou em 1996, pela família de Jair Antônio Calheiro, que começou com a implantação de cinco hectares de kiwi. “Atualmente, o grupo é formado por 18 produtores que cultivam cerca de 17 hectares da fruta, sendo que três hectares estão em produção”, diz Marly.

Conforme levantamento da Emater/RS-Ascar, a estimativa é de colher cerca de 80 toneladas nesta safra, das variedades Bruno Monty, Helmwood e Pasa. A comercialização é feita no município, com ampliação regional.
Os fruticultores recebem assistência técnica e acompanhamento da Emater/RS-Ascar e já se destacam no cultivo da fruta como alternativa de diversificação e incremento da renda familiar. “Além disso, os produtores estão se qualificando para melhorar os resultados alcançados, visando o desenvolvimento de um pólo de produção”, diz Marly Todendi.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Maria.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink