CI

Produtores de leite de Alagoas recebem cartilha sobre boas práticas de ordenha

A distribuição ocorre durante seminários promovidos em quatro cidades alagoanas. 


Produtores de leite do Estado de Alagoas vão receber neste mês de julho cartilhas sobre "Boas Práticas de Ordenha", editada pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e elaborada em conjunto com produtores de leite das regiões do Médio e Alto Sertão, Agreste e Bacia Leiteira.  A distribuição ocorre durante seminários promovidos em quatro cidades alagoanas. 
 
Os eventos, que fazem parte do evento estadual "Governo Presente", serão realizados no dia 12 em Delmiro Gouveia (Alto Sertão); dia 21 em Batalha (Bacia Leiteira); e dia 22 em Santana do Ipanema (Médio Sertão). Os primeiros contemplados foram os produtores da região do Agreste durante o seminário realizado em Arapiraca na quinta-feira, 7. A promoção é da Secretaria de Agricultura de Alagoas, Emater e secretarias municipais de Agricultura. Nos eventos os técnicos vão contextualizar as ações realizadas na produção das cartilhas e ministrar palestra sobre ordenha higiênica e qualidade do leite. 
 
Projeto: As cartilhas foram elaboradas no âmbito de um trabalho de pesquisa e transferência de tecnologia referente à qualidade do leite para os municípios da bacia leiteira de Alagoas. As ações foram norteadas pela Instrução Normativa 62 emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A cartilha teve como ponto de partida um passo a passo elaborado pela Embrapa Gado de Leite e parceiros, no qual apresenta procedimentos que visam à produção de leite seguro do ponto de vista sanitário e nutricional. 
 
O trabalho foi realizado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros em parceria com a Secretaria de Agricultura de Alagoas e o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Banco do Nordeste. Entre as ações que foram realizadas estão avaliações sobre o uso de boas práticas de produção nos procedimentos para a ordenha manual e oficinas com os produtores rurais.
 
De acordo com os editores técnicos, a analista do Setor de Gestão da Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (Sipt) da Embrapa, Sonise Medeiros, e o pesquisador Amaury Apolônio, a construção das cartilhas se deu por meio da realização de uma oficina, na qual produtores que contribuíram para a realização do projeto debruçaram-se sobre os diferentes jeitos de realizar a ordenha manual, combinando teoria com as estratégias pessoais e descreveram o "passo a passo" da sua região. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.