Produtores de leite de Bom Princípio encaminham formação de associação

Agronegócio

Produtores de leite de Bom Princípio encaminham formação de associação

Um grupo de produtores de leite de Bom Princípio esteve reunido na sala do STR, para debater e encaminhar a possibilidade de formação de uma associação.
Por:
443 acessos

Um grupo de produtores de leite de Bom Princípio esteve reunido na quarta-feira (28/09), na sala do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), para debater e encaminhar a possibilidade de formação de uma associação. A ideia, de acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Anna Cristina Xavier, surgiu a partir de conversas entre bovinocultores de leite e lideranças locais a respeito das formas de acesso a políticas públicas nas três esferas - municipal, estadual e federal - e quais os caminhos para a qualificação desse processo. "Assim como ocorre com os produtores de morango", exemplifica Anna.

De acordo com o assistente técnico estadual na área de Sistema de Produção Animal, Martin Schmachtenberg, especialmente no que se refere à captação de recursos - como os do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), por exemplo - a constituição de uma associação pode contribuir no processo. "Assim, também seria possível a aquisição de equipamentos para uso conjunto, como ensiladeira e distribuidor de esterco, ou mesmo para a compra de botijões de sêmen ou de sementes para pastagens", salienta Schmachtenberg.

Outro benefício, de acordo com Schmachtenberg, envolve a qualificação do processo de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), que poderá ter atividades mais planejadas e organizadas. Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, o trabalho em parceria sempre possibilitará aos envolvidos o fortalecimento e o crescimento em suas atividades. "Nem sempre é fácil pensar em conjunto e dificuldades podem aparecer, mas os resultados alcançados sempre compensam", analisa.

Como forma de tirar dúvidas a respeito da constituição de uma associação e quais os passos para sua consolidação, o grupo organiza uma assembleia, marcada para a próxima quarta-feira (05/10), com a participação de integrantes da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul. A reunião contou com a participação de 25 pessoas, entre produtores, vendedores, extensionistas e representantes da Prefeitura Municipal. A entidade deverá receber o nome de Associação dos Produtores de Leite de Bom Princípio. Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar local.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink