CI

Produtores de leite no Noroeste do RS recebem visita de representantes da Argentina


Uma comitiva do Instituto Nacional de Tecnologia Agrária da Argentina (INTA), estará na região Noroeste do Estado durante os dias 29 e 30 de julho, para acompanhar o trabalho da Emater/RS-Ascar junto aos produtores de leite. O grupo formado por dez pesquisadores e extensionistas do Centro Regional Misiones, do INTA, fará visitas a propriedades que desenvolvem atividades nas áreas de produção de leite a pasto, agroindústrias familiares e associativismo. A intenção é aprimorar os conhecimentos do setor leiteiro, para que possam aplicar na região das Misiones, que também desenvolve atividades leiteiras e possui clima e solo semelhantes à região visitada.

Para a quarta-feira (29/07), pela manhã, estão programadas visitas a uma plataforma de recebimento de leite e uma agroindústria de queijo, localizadas em Santa Rosa. À tarde, em Tuparandi o grupo conhece produtores de leite que trabalham, de forma associativa, em uma agroindústria de lácteos. Na quinta-feira (30/07), a comitiva estará em Tucunduva para visitar produtores que desenvolvem o pastoreio rotativo na alimentação do gado de leite.

Pela manhã, o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, acompanha a comitiva. O gerente regional de Santa Rosa, Aldo Shmidt, vê este intercâmbio como uma oportunidade para estreitar as relações com os colegas de extensão. Segundo ele, esta troca de experiência é constante entre as instituições, “assim como nós vamos para a Argentina aprender sobre fruticultura e silvicultura eles, aqui, aprendem sobre leite”.

Proporcionar a troca de experiências é uma das ações da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, que busca a diversificar as atividades, agrícolas e não-agrícolas, para gerar renda e qualificar a produção. As Frentes da Emater/RS-Ascar estão em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Na Argentina, o INTA realiza atividades de pesquisa e extensão, desenvolvendo tecnologias e levando-as até o produtor rural.



Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Alice Pavanello
55-3512-6665/ 9979-8195
[email protected]
www.emater.tche.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.