CI

Produtores de Lucas do Rio Verde (MT) já colheram 50% da safra de soja


Mesmo com muita chuva nesse período, os agricultores de Lucas do Rio Verde avançaram bastante na colheita da soja. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Agrícola, Luciane Copetti, os produtores estão aproveitando alguns picos de estiagem e já colheram de 40 a 50% da produção.

O município plantou cerca de 216 mil hectares de soja, com uma produção estimada de 750 mil toneladas. A expectativa, se o clima for favorável, é de concluir a colheita entre o final de fevereiro e o começo de março.

"A partir de agora são esperados períodos mais longos de estiagem. Os produtores que optaram pelo milho já deram início ao plantio assim que foram concluindo a colheita de soja", explicou. Segundo ela, desestimulados pelo baixo preço do milho no mercado agrícola, muitos agricultores estão optando pelo milheto.

"Acredito que nossa área plantada de milho não vai passar de 120 mil hectares", ressaltou. Sobre as perdas, a secretária informou que praticamente ainda não estão sendo registradas. "Nossos produtores tem enfrentado bem a questão da ferrugem asiática, se precavendo e pulverizando as plantações assim que qualquer foco é detectado".

O maior fator de preocupação, segundo Luciane, é o baixo preço dos commodities agrícolas. "Os produtores estão bem preocupados com a questão, pensando como vão quitar seus débitos se o custo da produção está tão alto e os preços tão baixos. Mas acredito que a classe produtora vai buscar saída para a crise, principalmente na diversificação", ressaltou ela.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.