CI

Produtores de maçã/RS querem renegociação das dívidas

O ministro ficou de reavaliar as propostas e anunciou que a fruticultura será bem contemplada no Plano Safra 2012/2013


A renegociação das dívidas dos produtores de maçã também foi tema de audiência na terça-feira com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. O encontro foi agendado pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura. Também estava presente o deputado federal, Valdir Colatto.


As dívidas da fruticultura brasileira se aproximam a R$ 600 milhões, o que está inviabilizando muitos produtores seguirem investindo no setor, conforme relatou o presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pera, Rogério Pereira. Ele detalha que 95% são pequenos e médios produtores, totalizando em 3.150 fruticultores e que não têm acesso a novos financiamentos porque estão endividados com outras safras e com a implantação dos pomares. Também participou da reunião, o prefeito de Urupema, Amarildo Gaio.

As lideranças reivindicaram ao ministro a adoção de medidas para renegociar as dívidas e apresentar mecanismos para o desenvolvimento do setor.

O deputado Afonso Hamm sugeriu a efetivação de um programa de reconversão para contribuir com o crescimento da fruticultura e assim, os agricultores conseguirem sanearem suas dívidas com as instituições financeiras contraídas por meio de empréstimos com intuito de viabilizar a produção. Ainda lembrou, que por outras oportunidades, já sugeriu ao Ministério da Agricultura, a criação de um programa de proteção das maçãs com telas. “É importante que essa proposta seja inserida no novo plano safra”, ressalta.


O ministro ficou de reavaliar as propostas e anunciou que a fruticultura será bem contemplada no Plano Safra 2012/2013.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.